Funny Place
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aula 1 : Variáveis (RPG Maker XP / VX)

Ir para baixo

Aula 1 : Variáveis  (RPG Maker XP / VX) Empty Aula 1 : Variáveis (RPG Maker XP / VX)

Mensagem  Svolpato Qui Abr 30, 2009 10:23 pm

Aula 1 : Variáveis


O que são variáveis: O princípio básico de uma variável é o armazenamento de números. Por exemplo, em seu jogo você pretende que em um mini-game de tiro ao alvo, sejam contabilizados os pontos obtidos pelo jogador em 3 tiros. Então a partir de uma variável, que voce pode chamar de "Pontuação", a cada tiro, a pontuação que o herói conseguiu será somada na variável, por fim, aparece uma mensagem com a sua pontuação escrita. - Descrição do Help do RMXP
Variáveis são armazenadores de valores, como o nome já diz, variam conforme você manipulá-las. Podem carregar diversos valores e desempenhar diversas funções. – Minha humilde Descrição bounce

Vamos as Opções de Variável: Crie um evento qualquer, comando de evento, 1ª aba - 2° do lado direito.

Vou separar por caixas o tutorial. A primeira caixa é a que está escrito “individual” e “desde” e é nomeada de “Variável”.

evolutionro.uuuq.com/Funny Place Files/Var 1.PNG

Obs: Para ver as imagens basta abrir uma na janela no seu navegador e colar o link de cada imagem.

Caixa: Variável

Individual: É ali que você escolhe o nome das variáveis e qual irá trabalhar.

Desde: Opera todas as variáveis que estiverem entre os dois números dos campos.

evolutionro.uuuq.com/Funny Place Files/Var 2.PNG

Caixa: Operação

Substituir: Troca o valor atual da variável pelo valor que você escolher.
+ (adição): Adiciona o valor escolhido ao valor atual da variável.
- (subtração): Retira o valor escolhido do valor atual da variável.
* (multiplicação): Multiplica o valor atual da variável pelo valor escolhido.
/ (Divisão 1): Divide o valor atual da variável pelo valor escolhido e armazena o RESULTADO.
% (Divisão 2): Divide o valor atual da variável pelo valor escolhido e armazena o RESTO, quem nunca fez uma divisão para saber o que é o “resto”...

evolutionro.uuuq.com/Funny Place Files/Var 3.PNG

Caixa: Operando

Constante: Você escrive o valor que será usado.
Variável: Usa o valor de outra variável previamente definida.
Aleatório: O valor vária conforme o que estiver dentro das caixas, muito bom para fazem “Chances” de aparecer algum monstro ou ganhar algum item especial.
Item: Usa o número de um item do Database.
Herói: A parte mais interessante, usa o valor de um dos parâmetros do personagem, como Max HP, SP, Força, Nível,etc. Útil para fazer um sistema que o personagem só pode ultrapassar a ponte se tiver tal nível.
Inimigo: Muda os parâmetros de um inimigo. Você usa isso na aba “Grupo de Inimigos” no Database.
Person. : Guarda os valores das coordenadas do personagem, mapa, etc... Útil para quem deseja fazer um MMORPG e quer criar pontos de retorno ao morrer, ou imitar a habilidade Warp Portal do Ragnarok Online.
Outro: Armazena outros valores, como por exemplo o n° de saves, timer e dinheiro.

evolutionro.uuuq.com/Funny Place Files/Var 4.PNG

Condições

Variável: Escolhe a variável.
Constante: Escolhe o valor da variável.
Variável: Adota o valor de outra variável.
Igual a: Igual ao valor escolhido.
Maior/Igual: Maior ou igual ao valor escolhido.
Menor/Igual: Menor ou igual ao valor escolhido.
Maior: Maior que o valor escolhido.
Menor: Menor que o valor escolhido.
Diferente: Diferente do valor escolhido.

evolutionro.uuuq.com/Funny Place Files/Var 5.PNG

Fim da Aula!

Exemplo: Em breve postarei um exemplo!

Tags de Busca:
Variáveis / Variável
Aula / Básico

Svolpato
Membro
Membro

Mensagens : 2
Bisnaguinhas : 5451
Data de inscrição : 29/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos